Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Barman

São profissionais treinados no preparo de drink's e coquetéis e possuem amplo conhecimento sobre bebidas. Deve-se saber preparar os coquetéis tradicionais, que são aproximadamente 50 mundialmente famosos padronizados pela IBA (International Bartenders Association); e também ser criativo preparando seus próprios drink's de acordo com cada tipo de cliente. Na noite oficial da balada dia 04 de outubro, comemora-se o dia do Barman. Este profissional precisa literalmente se desdobrar para conquistar mais e melhores empregos. Hoje, além de drinks, noções de pirofagia e malabares agregam valor ao currículo deles. O ambiente e a jornada de trabalho dos barmen são bastante variáveis, o que permite um amplo campo de contratação. É possível encontrá-los em restaurantes, bares, clubes, cantinas, hotéis, motéis, festas e eventos, seja durante o dia, à noite ou de madrugada.

Os Bares e o Barman: Os estabelecimentos mais antigos que se tem noticia, eram as Tabernas Romanas, onde os viajantes além de se alimentarem, descansavam e cuidavam de seus animais que serviam de transporte. Os serviços eram executados por escravos. Na mesma época, surgiu a Taberna Inglesa, onde a diferença principal estava na mão-de-obra, que era contratada e remunerada. Outros tipos de estabelecimentos que tiveram grande influência na evolução do bar como é conhecido hoje, e ainda podem ser encontrados são: - Pub - Típico bar inglês, oferecia serviços a todas as classes sociais. Atendia, desde o aldeão até o fidalgo, servindo bebidas alcoólicas, refeições e, ainda, jogos como Xadrez, Gamão, etc. - Café - Típico francês que servia todo tipo de bebida alcoólica misturada ao café (bebida da época).

O coquetel: Existem várias versões para o surgimento do coquetel. A mais conhecida é a história do irlandês Flanagan. Conta-se que em 1779 ele abriu uma taberna em Georgetown, Estados Unidos. O rapaz servia aos clientes bebidas misturadas, conhecidas como bracer (estimulante e revigorante). Como Flanagan tinha uma rixa antiga com um vizinho, criador de galos, ele decidiu sacrificar alguns de seus bichos. E os bracers passaram a serem servidos com plumas dos galos. Os clientes adoraram a surpresa. Passaram a pedir cada vez mais cocktails (caudas de galo).O termo se popularizou na época da Lei Seca, ainda nos Estados Unidos. Para driblar a proibição do álcool entre 1920 e 1933, prevista pela 18ºEmenda da Constituição norte-americana, muitos misturavam sucos de frutas com as bebidas alcoólicas formando coquetéis. E quando perguntavam sobre o que estavam bebendo, a resposta era "um coquetel de frutas". Nessa época de controle do álcool, o chá mate também servia de disfarce para o consumo do uísque. Doses da bebida, servidas com muito gelo no copo old fashioned, eram chamadas de chá gelado.
O coquetel é um drink que combina duas ou mais bebidas, geralmente alcoólicas, no qual se costuma acrescentar gelo, frutas, sucos de frutas, creme de leite, leite condensado, açúcar, refrigerantes etc. Varia de acordo com cada tipo de drink e ocasião.

Dicas para um bom profissional: Hoje o mercado de trabalho, está à procura de profissionais preparados e com o domínio total em sua área. Fazer cursos, pesquisar a respeito de novas bebidas e procurar se adaptar ao que está fazendo sucesso no momento são maneiras, de se manter no mercado. Os clientes são a chave do sucesso de um barman, se seu serviço é bem feito, logo a indicação passara de um para o outro e assim por diante. Ao preparar um coquetel, deposite nele todo seu conhecimento, deixe-o bonito e chamativo, os ingredientes devem estar em harmonia uns com os outros. Não é apenas misturar bebida, é uma arte que deve ser apreciada e estudada com respeito. São profissionais da noite, verdadeiros alquimistas e a cada dia está sendo mais procurado o serviço de barman, para dar um toque diferenciado no seu evento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário